sexta-feira, 20 de novembro de 2015

canto

Quem canta, canta.
Aquele que nasceu para cantar, canta sempre, quer saiba cantar bem ou não. Canta no chuveiro, canta dirigindo o carro, canta caminhando, canta fazendo faxina na casa. O canto está em seu coração, faz parte do seu ser.
Naturalmente, este “cantor” irá procurar os ministérios vocais da igreja, pois é somente cantando que quem canta sente-se realizado, pleno. Participando do coral ou do conjunto musical, para aqueles que nunca tiveram um preparo técnico, um dia a voz “funciona bem”, está solta, leve, brilhante, mas também há aqueles dias em que sem nenhum motivo aparente não consegue cantar com liberdade, a voz soa fosca, não consegue finalizar as frases sem interromper alguma palavra ao meio, não consegue cantar tão afinado como nos outros dias. Ou pior, pode haver dias de completa rouquidão ou afonia.

São por problemas deste tipo que o preparo vocal técnico e alguns cuidados básicos com a voz são extremamente importantes para aqueles apaixonados por cantar, que não querem comprometer aquela esperada apresentação da cantata do Natal, ou o importante dia de ensinar um novo cântico para a igreja. 

Nossa voz reflete o nosso estado geral e recebe influência de vários fatores como:

Estado de espírito – se está feliz, alegre ou deprimido; se está chegando para o ensaio após um estressante dia de trabalho. Para este caso específico, basta praticarmos algumas passagens bíblicas como Sl. 34, ou o Sl. 33, e muitas outras da Palavra de Deus; ler estas passagens em voz alta e em espírito de oração, buscando a alegria do Senhor.
Saúde física – se dormiu pouco, está cansado ou está gripado, sem energia; alterações hormonais principalmente no caso das mulheres; se acabou de chegar de uma aula de aeróbica de alto impacto ou de um jogo de futebol.
Condições ambientais - como temperatura, umidade do ar, da acústica do local, exposição à poeira, mofo, fumaça, produtos químicos de cheiros fortes. Tudo isso afeta a mucosa que envolve os músculos vocais, podendo ser mais agressivos a pessoas alérgicas.


Não havendo um preparo técnico adequado que permita transpor todos estes e muitos outros fatores limitantes, a voz refletirá estas diferentes situações.

Como regra geral, tudo o que é saudável e faz bem para o organismo vai fazer bem para a voz; e tudo o que é nocivo para o corpo vai também prejudicar a voz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário