Quanto ao
Provimento 94/2000 e aos artigos do Código de ética da OAB que se referem ao marketing dos escritórios de advocacia,
as opiniões dos integrantes são divididas sobre a boa funcionalidade ou não
destas normas, bem como o não
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conhecimento dos normativos. Dois dos
entrevistados negaram que estas leis e normas tragam algum benefício para os
escritórios.
“Não, pois eles limitam a divulgação ao extremo...” (Escritório 2).
Sete
entrevistados reconheceram que eles trazem benefícios também, apesar de
ressalvas, como a regularização das ações entre escritório e clientes para a
divulgação e outros tipos de realização do marketing.
Outros três respondentes relataram não conhecerem os normativos.
Os benefícios e
contribuições que esses podem trazer aos escritórios também foram citados pelos
que consideravam que as normas porem trazer algum benefício aos advogados e
seus escritórios. A normatização da divulgação foi tratada como importante para que a desordem não seja estabelecida.
“É importante a normatização e delimitação do que se pode e do que não
se pode fazer quanto ao marketing dos escritórios, não se pode deixar “a Deus
dará” se não a bagunça se estabelece” (Escritório
8).
O Provimento
94/2000 e o Código de Ética da OAB no que diz respeito à parte de marketing dos
escritórios limitam ações que sejam consideradas antiéticas e abusivas. Os
escritórios devem ter um marketing discreto, voltado ao seu cliente de forma
inteligente e criativa. Um plano de marketing é essencial para que se possam
planejar as ações de forma que se obedeçam aos normativos e ao mesmo tempo se
consigam resultados satisfatórios.
4.4 Plano
e estratégias de marketing
O plano de marketing é adotado somente por três dos
escritórios pesquisados, sendo que dois deles contrataram uma empresa
específica para realização do plano. As estratégias são pouco usadas. O marketing de serviços e de
relacionamento são os mais utilizados. Como estratégias claras, o boca-a-boca,
os cartões de visita e os panfletos são os mais utilizados para a divulgação.
Os outros meios receberam poucas citações.
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“Normalmente
visamos o marketing de serviços e de relacionamento, tratando o assunto
que o cliente está interessado como esse assunto
deve ser
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